Thursday, March 15, 2007

Me vê um café?


Ontem enquanto eu esperava no metrô, perto de um quiosque da Nestlé, escutei uma senhora pedindo um café: "Me vê um expresso vanilla descafeinado, por favor...ah, é com alpino, viu!?". Fiquei pensando no porquê do uso de tantas palavras pra pedir um simples cafézinho; é uma complicação, e existem tantos tipos que até confunde...no final o gosto base não é sempre o mesmo? O gosto de café...tudo bem, cada um tem direito de pedir o tipo de café que mais gosta, mas acho que isso é uma metáfora para a complexidade do mundo moderno; o que era um simples "me vê um café?", virou um pedido com quatro tipos de exigências diferentes para ficar mais ao gosto do freguês, mais "personalizado"...imagina para pedir um prato em um restaurante, uma roupa mais parecida com você em uma loja, para avaliar os currículos que chegam depois de pedir para um site de RH que enviem candidatos para a vaga? As exigências aumentam a cada dia, as pessoas se tornam mais críticas e ao mesmo tempo menos qualificadas para as coisas...inclusive para escolher presidente, prefeito, governador, vereador, deputado...por que para esse tipo de escolha qualquer café tá bom, e não se exige um capuccino expresso com chantily e canela? Irônico...mais cuidado para escolher o café do que para escolher nossos representantes...

3 comments:

Paula Miguel said...

Realmente...eu jah gostei mais de café! HAHAHA. Ta, gostei da sua metáfora para o descaso do mundo moderno baseada em um pedido de café. A gente tm evoluído muito para um planeta mais personalizado; mas infelizmente, personalizamo-nos e especializamo-nos tanto que acabamos nos perdendo. E é só o começo.

=***

Marina Gurgel said...

isso tudo é porque café virou moda e agora todo mundo quer beber. Ninguem gosta mais do puro e simples café. Niguem quer; So porque eh chic beber cafe. Pois saiba que os verdadeiros apreciadores da arte de beber cafe; se confunde com tantos qualitativos, e ogstam do cafe implesmente do jeito que ele é. E depois nos mulheres que qureremos que gostem da gente como somos, temos tambem que gostar da coisas como sao, e nao vale disfarçar o gosto

Bianca Hayashi said...

Esse seu post me lembra um comentário que li sobre o filme "O Diabo Veste Prada". Alguém uma hora questiona, porquê Miranda Pristley quer tantos cafés e sempre com as mesmas frescuras que descaracterizam um ótimo café?

Pra mim, café é café e ponto. Nada melhor do que acordar com esse aroma maravilhoso e comer um belo pãozinho quente...

 
Creative Commons License
Esta obraestá licenciada sob uma Licença Creative Commons. Add to Technorati Favorites